Olá!

Bem-vindo ao meu blog.


Aqui será postado o conteúdo de minhas aulas de interface homem-máquina.


Professor Samuka

visite:
Comunidade IHM




quarta-feira, 12 de março de 2008

Exercício aula 03 - Locadora Xml

Exercício

Criar um arquivo xml para armazenar os dados de movimentação de locação em uma locadora de filmes.
este arquivo deve conter so dados da locação e do(s) filme(s) por cliente. não são necessários os dados dos clientes apenas pelo codigo do cliente será referenciada a locação.

este exercício deve ser enviado para meu email pois irá compor a nota da primeira avaliação.

fique esperto(a).

Boa Noite.

Aula 03.01 - XML

Olá Mais uma vez estou aqui e hoje para falar de um pouco sobre

XML

EXtensible Markup Language é linguagem de marcação de dados (meta-markup language) que provê um formato para descrever dados estruturados.

Isso facilita declarações mais precisas do conteúdo e resultados mais significativos de busca através de múltiplas plataformas.

O XML também vai permitir o surgimento de uma nova geração de aplicações de manipulação e visualização de dados via internet.

O XML permite a definição de um número infinito de tags. Enquanto no HTML, se as tags podem ser usadas para definir a formatação de caracteres e parágrafos, o XML provê um sistema para criar tags para dados estruturados.

Um elemento XML pode ter dados declarados como sendo preços de venda, taxas de preço, um título de livro, a quantidade de chuva, ou qualquer outro tipo de elemento de dado.

Como as tags XML são adotadas por intranets de organizações, e também via Internet, haverá uma correspondente habilidade em manipular e procurar por dados independentemente das aplicações onde os quais são encontrados. Uma vez que o dado foi encontrado, ele pode ser distribuído pela rede e apresentado em um browser como o Internet Explorer de várias formas possíveis, ou então esse dado pode ser transferido para outras aplicações para processamento futuro e visualização

O XML é considerado de grande importância na Internet e em grandes intranets porque provê a capacidade de interoperação dos computadores por ter um padrão flexível e aberto e independente de dispositivo. As aplicações podem ser construídas e atualizadas mais rapidamente e também permitem múltiplas formas de visualização dos dados estruturados.


*************************************************************

Principais benefícios da linguagem XML

O XML tem por objetivo trazer flexibilidade e poder às aplicações Web.
Dentre os benefícios para desenvolvedores e usuários temos:

* Buscas mais eficientes
Buscas mais eficientesOs dados em XML podem ser unicamente "etiquetados", o que permite que, por exemplo, uma busca por livros seja feita em função do nome do autor.

* Desenvolvimento de aplicações Web mais flexíveis.
Isso inclui integração de dados de fontes completamente diferentes, de múltiplas aplicações; computação e manipulação local dos dados; múlitiplas formas de visualização e atualização granulares do conteúdo.

* Distribuição dos dados via rede de forma mais comprimida e escalável.

* Padrões abertos


* Integração de dados de fontes diferentes
Atualmente é praticamente impossível a procura em múltiplos bancos de dados e incompatíveis. O XML permite que tais dados possam ser facilmente combinados.

* Múltiplas formas de visualizar os dados
Os dados recebidos por um usuário podem ser visualizados de diferentes formas uma vez que o XML define somente os dados e não o visual. A interpretação visual poderia ser dada de várias maneiras diferentes, de acordo com as aplicações. Os recursos de CSS e XSL permitem essas formas particulares de visualização.

***************************************************************


Separação entre dados e apresentação

A mais importante característica do XML se resume em separar a interface com o usuário (apresentação) dos dados estruturados. O HTML especifica como o documento deve ser apresentado na tela por um navegador. Já o XML define o conteúdo do documento. Por exemplo, em HTML são utilizadas tags para definir tamanho e cor de fonte, assim como formatação de parágrafo. No XML você utiliza as tags para descrever os dados, como exemplo tags de assunto, título, autor, conteúdo, referências, datas, etc...

O XML ainda conta com recursos tais como folhas de estilo definidas com Extensible Style Language (XSL) e Cascading Style Sheets(CSS) para a apresentação de dados em um navegador. O XML separa os dados da apresentação e processo, o que permite visualizar e processar o dado como quiser, utilizando diferentes folhas de estilo e aplicações.

*************************************************************

Um Exemplo de arquivo xml
Receita de bolo em XML
























.








Até a próxima pessoal

[]'s


Aula 04.1 - XHTML


XHTML

Todas as linguagens de marcação da web são baseadas em SGML, uma metalinguagem complexa, projetada para máquinas com a finalidade de servir de base para criação de outras linguagens.

O SGML foi usado criar XML (Extensible Markup Language), também uma metalinguagem, porém bem mais simples.
Com XML você cria suas próprias tags e atributos para escrever seu documento web. Isto significa que é você quem cria sua linguagem de marcação. XHTML foi criado dentro deste conceito e por isso é uma aplicação XML.

As tags e atributos do XHTML foram criadas ("inventadas") aproveitando-se as nossas conhecidas tags e atributos do HTML 4.01 e suas regras.
Conclui-se que ao usar XHTML, estamos escrevendo um código XML, onde as tags e atributos já estão definidas e isto proporciona todos os benefícios de XML sem as complicações e complexidade do SGML.

XHTML é a sigla em inglês para EXtensible HyperText Markup Language que em português resulta em Linguagem Extensível para Marcação de Hipertexto, uma aplicação XML, escrita para substituir o HTML e nada mais é do que um HTML "puro, claro e limpo".

Vantagens de se usar XHTML

* Compatibilidade da linguagem XHTML com as futuras aplicações de usuários, garantindo desde já que as criações XHTML conservar-se-ão estáveis por longos anos. A tendência é a de que futuras versões de browsers e agentes de usuários em geral, deixem de suportar elementos e atributos já em desuso ("deprecated") segundo as recomendações do W3C, bem assim como antigos e ultrapassados esquemas e esboços do HTML.
XHTML é a linguagem da web do futuro desde já a disposição de projetistas e desenvolvedores web.

* O tempo de carregamento de uma página XHTML é mais rápido pois os browsers tem a interpretar uma página limpa sem ter que interpretar e decidir sobre renderização de erros de código.

*Uma página XHTML é mais acessível aos browsers e aplicações de usuário padrão incrementando a interoperabilidade e a portabilidade dos documentos web.

* Uma página XHTML é totalmente compatível com todas as aplicações de usuários para HTML, antigas e já ultrapassadas.

* XHTML é uma "Web Standard"

* XHTML 1.0 é uma recomendação do W3C e sua versão atual data de 26 de janeiro de 2000. Isto significa que trata-se de uma linguagem estável, oficialmente especificada pelo W3C, tendo sido projetada e revisada pelos seus membros e é uma "Web Standard".

* Tradução para o português da Recomendação W3C de 26 de janeiro de 2000, revisada em 1 de agosto de 2002 - XHTML™ 1.0 The Extensible HyperText Markup Language (Segunda Edição) - Uma reformulação do HTML 4 em XML 1.0

DOCTYPE


A Definição do tipo de documento (Document Type Definitions DTD) especifica qual é a sintaxe SGML usada no documento.
A DTD é usada pelas aplicações SGML ( tais como HTML ) para identificar as regras que se aplicam a linguagem de marcação usada no documento bem como o conjunto de elementos e entidades válidas naquela linguagem. Assim uma DTD para um documento XHTML descreve com precisão a sintaxe e a gramática da linguagem de marcação XHTML.
O DOCTYPE deve ser sempre a primeira declaração em um documento web.
São três os tipos de DOCTYPE para XHTML:


STRICT:


Esta é a mais rígida das declarações. Os documentos XHTML no modo Strict não admitem qualquer item de formatação dentro dos elementos e nem elementos em desuso "deprecated" segundo as recomendações do W3C. São indicados para uso com folhas de estilo em cascata, com marcação totalmente independente da apresentação Esta declaração permite uma maior flexibilidade e é indicada para documentos que ainda utilizem elementos em desuso ("deprecated"), regras de apresentação embutidas em tags e também para documentos destinados a exibição em browsers sem suporte para CSS. Não admite qualquer tipo de marcação para frames.



TRANSITIONAL


Esta declaração permite uma maior flexibilidade e é indicada para documentos que ainda utilizem elementos em desuso ("deprecated"), regras de apresentação embutidas em tags e também para documentos destinados a exibição em browsers sem suporte para CSS. Não admite qualquer tipo de marcação para frames.

FRAMESET


Esta declaração permite tudo da declaração transational e mais os elementos especificos para frames.


Principais diferenças entre XHTML e HTML

* todas as tags devem ser escritas em letras minúsculas;
* as tags devem estar convenientemente aninhadas;
* os documentos devem ser bem formados;
* o uso de tags de fechamento é obrigatório;
* elementos vazios devem ser fechados;
* diferenças para os atributos.
* Todas as tags devem ser escritas em letras minúsculas

Algumas regras para criar documentos XHTML

1) A metalinguagem XML é sensível ao tamanho de caixa da fonte. De vez que XHTML é uma aplicação XML, também é sensível ao tamanho de caixa e deve ser usada caixa baixa, ou seja, letras minúsculas.

***************************************************************************

2) Os documentos devem ser bem formados
Um documento diz-se bem formado quando está estruturado de acordo com as regras definidas nas Recomendações para XML 1.0 [ XML ]. Todos os elementos XHTML devem estar corretamente aninhados dentro do elemento raiz .

******************************************************************

O uso de tags de fechamento é obrigatório
Em HTML é permitido para determinados elementos, omitir-se a tag de fechamento. XML não permite omissão de qualquer tag de fechamento.

**********************************************************************

Elementos vazios devem ser fechados
Elementos vazios devem ter uma tag de fechamento ou a tag de abertura deve terminar com />.

Aula 2 - O sistema perceptual humano


Interdisciplinaridade:
Psicologia cognitiva

A Psicologia cognitiva estuda estrutura e funcionamento da mente utilizando métodos científicos


O sistema perceptual humano

A Psicologia Cognitiva preocupa-se com a percepção, o pensamento e a memória. Ela procura explicar como as pessoas percebem as coisas e como utilizam esse conhecimento para diversas funções como raciocinar, resolver problemas, lembrar, falar etc.

MPIH
O Modelo do Processador de Informação Humano (MPIH), é uma descrição aproximada para ajudar a prever a interação usuário-computador, com relação a comportamentos...

------------------------------------------------------------------------------------
O Sistema Perceptual transporta sensações do mundo físico, detectadas por sistemas sensoriais do corpo e os transforma em representações internas.
------------------------------------------------------------------------------------

Sistema Óptico
O Sistema Óptico Ocular é formado por um complexo
esquema fisiológico o qual permite interpretar não
somente a sensação de Cor, mas também
a profundidade, textura, movimento etc....ecessária para Orientação.

Sistema Auditivo
A audição é um dos cinco sentidos básicos cuja função é captar os sons existentes no meio em que vivemos e enviá-los ao córtex cerebral.

• Físico:
ouvido externo: transmite as ondas como vibrações para o interno
- ouvido médio: protege o interno e amplifica o som
ouvido interno: liberta transmissores químicos e causa impulsos
ao nervo auditivo
• Som:
- altura: forma como o ouvido humano percebe a freqüência dos sons
intensidade: percepção da amplitude da onda sonora
timbre: tipo ou qualidade de um som


O SISTEMA MOTOR
Toque:
• Fornece feedback importante sobre o ambiente
• Pode ser o sentido central para invisuais
• Algumas áreas mais sensíveis que outras (ex.: dedos)


O SISTEMA COGNITIVO

Memória
Nas tarefas mais simples, o Sistema Cognitivo (SC) serve meramente para conectar entradas do Sistema Perceptual para saídas corretas do Sistema Motor.
Entretanto, a maioria das tarefas realizadas pelo humano envolve de forma complexa aprendizado, recuperação de fatos e resolução de problemas.
Existem duas memórias associadas ao SC no MPIH, que formam as bases
para o entendimento de estratégias e teorias em IHC são elas:
Memória de Curta-Duração (MCD)
Memória de Longa Duração (MLD).
Grosseiramente a MCD é usada para armazenar informação sob consideração no momento de determinada atividade e a MLD é usada para armazenar informação a ser acessada em longo prazo.


MCD
A Memória de Curta Duração, ou Memória de Trabalho armazena os produtos intermediários do pensamento e as representações produzidas pelo Sistema Perceptual.


MLD
A Memória de Longa Duração armazena a massa de conhecimento do usuário: fatos, procedimentos, história, etc.
Conceitualmente pode ser entendida no modelo como uma rede de chunks acessados de forma associativa a partir da MCD ou Memória de Trabalho.

Alguns principíos do sistema perceptual
Princípio n. 0:
O Ciclo de Reconhecimento Ação do Processador Cognitivo

Princípio n. 1:
O Princípio da Proporcionalidade da Variação do Processador Perceptual.

Princípio n. 2:
Princípio da especificidade da codificação.

Princípio n. 3:
Princípio da Discriminação