Olá!

Bem-vindo ao meu blog.


Aqui será postado o conteúdo de minhas aulas de interface homem-máquina.


Professor Samuka

visite:
Comunidade IHM




quarta-feira, 12 de março de 2008

Aula 04.1 - XHTML


XHTML

Todas as linguagens de marcação da web são baseadas em SGML, uma metalinguagem complexa, projetada para máquinas com a finalidade de servir de base para criação de outras linguagens.

O SGML foi usado criar XML (Extensible Markup Language), também uma metalinguagem, porém bem mais simples.
Com XML você cria suas próprias tags e atributos para escrever seu documento web. Isto significa que é você quem cria sua linguagem de marcação. XHTML foi criado dentro deste conceito e por isso é uma aplicação XML.

As tags e atributos do XHTML foram criadas ("inventadas") aproveitando-se as nossas conhecidas tags e atributos do HTML 4.01 e suas regras.
Conclui-se que ao usar XHTML, estamos escrevendo um código XML, onde as tags e atributos já estão definidas e isto proporciona todos os benefícios de XML sem as complicações e complexidade do SGML.

XHTML é a sigla em inglês para EXtensible HyperText Markup Language que em português resulta em Linguagem Extensível para Marcação de Hipertexto, uma aplicação XML, escrita para substituir o HTML e nada mais é do que um HTML "puro, claro e limpo".

Vantagens de se usar XHTML

* Compatibilidade da linguagem XHTML com as futuras aplicações de usuários, garantindo desde já que as criações XHTML conservar-se-ão estáveis por longos anos. A tendência é a de que futuras versões de browsers e agentes de usuários em geral, deixem de suportar elementos e atributos já em desuso ("deprecated") segundo as recomendações do W3C, bem assim como antigos e ultrapassados esquemas e esboços do HTML.
XHTML é a linguagem da web do futuro desde já a disposição de projetistas e desenvolvedores web.

* O tempo de carregamento de uma página XHTML é mais rápido pois os browsers tem a interpretar uma página limpa sem ter que interpretar e decidir sobre renderização de erros de código.

*Uma página XHTML é mais acessível aos browsers e aplicações de usuário padrão incrementando a interoperabilidade e a portabilidade dos documentos web.

* Uma página XHTML é totalmente compatível com todas as aplicações de usuários para HTML, antigas e já ultrapassadas.

* XHTML é uma "Web Standard"

* XHTML 1.0 é uma recomendação do W3C e sua versão atual data de 26 de janeiro de 2000. Isto significa que trata-se de uma linguagem estável, oficialmente especificada pelo W3C, tendo sido projetada e revisada pelos seus membros e é uma "Web Standard".

* Tradução para o português da Recomendação W3C de 26 de janeiro de 2000, revisada em 1 de agosto de 2002 - XHTML™ 1.0 The Extensible HyperText Markup Language (Segunda Edição) - Uma reformulação do HTML 4 em XML 1.0

DOCTYPE


A Definição do tipo de documento (Document Type Definitions DTD) especifica qual é a sintaxe SGML usada no documento.
A DTD é usada pelas aplicações SGML ( tais como HTML ) para identificar as regras que se aplicam a linguagem de marcação usada no documento bem como o conjunto de elementos e entidades válidas naquela linguagem. Assim uma DTD para um documento XHTML descreve com precisão a sintaxe e a gramática da linguagem de marcação XHTML.
O DOCTYPE deve ser sempre a primeira declaração em um documento web.
São três os tipos de DOCTYPE para XHTML:


STRICT:


Esta é a mais rígida das declarações. Os documentos XHTML no modo Strict não admitem qualquer item de formatação dentro dos elementos e nem elementos em desuso "deprecated" segundo as recomendações do W3C. São indicados para uso com folhas de estilo em cascata, com marcação totalmente independente da apresentação Esta declaração permite uma maior flexibilidade e é indicada para documentos que ainda utilizem elementos em desuso ("deprecated"), regras de apresentação embutidas em tags e também para documentos destinados a exibição em browsers sem suporte para CSS. Não admite qualquer tipo de marcação para frames.



TRANSITIONAL


Esta declaração permite uma maior flexibilidade e é indicada para documentos que ainda utilizem elementos em desuso ("deprecated"), regras de apresentação embutidas em tags e também para documentos destinados a exibição em browsers sem suporte para CSS. Não admite qualquer tipo de marcação para frames.

FRAMESET


Esta declaração permite tudo da declaração transational e mais os elementos especificos para frames.


Principais diferenças entre XHTML e HTML

* todas as tags devem ser escritas em letras minúsculas;
* as tags devem estar convenientemente aninhadas;
* os documentos devem ser bem formados;
* o uso de tags de fechamento é obrigatório;
* elementos vazios devem ser fechados;
* diferenças para os atributos.
* Todas as tags devem ser escritas em letras minúsculas

Algumas regras para criar documentos XHTML

1) A metalinguagem XML é sensível ao tamanho de caixa da fonte. De vez que XHTML é uma aplicação XML, também é sensível ao tamanho de caixa e deve ser usada caixa baixa, ou seja, letras minúsculas.

***************************************************************************

2) Os documentos devem ser bem formados
Um documento diz-se bem formado quando está estruturado de acordo com as regras definidas nas Recomendações para XML 1.0 [ XML ]. Todos os elementos XHTML devem estar corretamente aninhados dentro do elemento raiz .

******************************************************************

O uso de tags de fechamento é obrigatório
Em HTML é permitido para determinados elementos, omitir-se a tag de fechamento. XML não permite omissão de qualquer tag de fechamento.

**********************************************************************

Elementos vazios devem ser fechados
Elementos vazios devem ter uma tag de fechamento ou a tag de abertura deve terminar com />.

Nenhum comentário: