Olá!

Bem-vindo ao meu blog.


Aqui será postado o conteúdo de minhas aulas de interface homem-máquina.


Professor Samuka

visite:
Comunidade IHM




quarta-feira, 12 de março de 2008

Aula 03.01 - XML

Olá Mais uma vez estou aqui e hoje para falar de um pouco sobre

XML

EXtensible Markup Language é linguagem de marcação de dados (meta-markup language) que provê um formato para descrever dados estruturados.

Isso facilita declarações mais precisas do conteúdo e resultados mais significativos de busca através de múltiplas plataformas.

O XML também vai permitir o surgimento de uma nova geração de aplicações de manipulação e visualização de dados via internet.

O XML permite a definição de um número infinito de tags. Enquanto no HTML, se as tags podem ser usadas para definir a formatação de caracteres e parágrafos, o XML provê um sistema para criar tags para dados estruturados.

Um elemento XML pode ter dados declarados como sendo preços de venda, taxas de preço, um título de livro, a quantidade de chuva, ou qualquer outro tipo de elemento de dado.

Como as tags XML são adotadas por intranets de organizações, e também via Internet, haverá uma correspondente habilidade em manipular e procurar por dados independentemente das aplicações onde os quais são encontrados. Uma vez que o dado foi encontrado, ele pode ser distribuído pela rede e apresentado em um browser como o Internet Explorer de várias formas possíveis, ou então esse dado pode ser transferido para outras aplicações para processamento futuro e visualização

O XML é considerado de grande importância na Internet e em grandes intranets porque provê a capacidade de interoperação dos computadores por ter um padrão flexível e aberto e independente de dispositivo. As aplicações podem ser construídas e atualizadas mais rapidamente e também permitem múltiplas formas de visualização dos dados estruturados.


*************************************************************

Principais benefícios da linguagem XML

O XML tem por objetivo trazer flexibilidade e poder às aplicações Web.
Dentre os benefícios para desenvolvedores e usuários temos:

* Buscas mais eficientes
Buscas mais eficientesOs dados em XML podem ser unicamente "etiquetados", o que permite que, por exemplo, uma busca por livros seja feita em função do nome do autor.

* Desenvolvimento de aplicações Web mais flexíveis.
Isso inclui integração de dados de fontes completamente diferentes, de múltiplas aplicações; computação e manipulação local dos dados; múlitiplas formas de visualização e atualização granulares do conteúdo.

* Distribuição dos dados via rede de forma mais comprimida e escalável.

* Padrões abertos


* Integração de dados de fontes diferentes
Atualmente é praticamente impossível a procura em múltiplos bancos de dados e incompatíveis. O XML permite que tais dados possam ser facilmente combinados.

* Múltiplas formas de visualizar os dados
Os dados recebidos por um usuário podem ser visualizados de diferentes formas uma vez que o XML define somente os dados e não o visual. A interpretação visual poderia ser dada de várias maneiras diferentes, de acordo com as aplicações. Os recursos de CSS e XSL permitem essas formas particulares de visualização.

***************************************************************


Separação entre dados e apresentação

A mais importante característica do XML se resume em separar a interface com o usuário (apresentação) dos dados estruturados. O HTML especifica como o documento deve ser apresentado na tela por um navegador. Já o XML define o conteúdo do documento. Por exemplo, em HTML são utilizadas tags para definir tamanho e cor de fonte, assim como formatação de parágrafo. No XML você utiliza as tags para descrever os dados, como exemplo tags de assunto, título, autor, conteúdo, referências, datas, etc...

O XML ainda conta com recursos tais como folhas de estilo definidas com Extensible Style Language (XSL) e Cascading Style Sheets(CSS) para a apresentação de dados em um navegador. O XML separa os dados da apresentação e processo, o que permite visualizar e processar o dado como quiser, utilizando diferentes folhas de estilo e aplicações.

*************************************************************

Um Exemplo de arquivo xml
Receita de bolo em XML
























.








Até a próxima pessoal

[]'s


Nenhum comentário: