Olá!

Bem-vindo ao meu blog.


Aqui será postado o conteúdo de minhas aulas de interface homem-máquina.


Professor Samuka

visite:
Comunidade IHM




terça-feira, 2 de junho de 2009

algumas telas do flash - Em breve o conteúdo




O som 2

Sistema eletroacústico

Em um sistema eletroacústico (sistema de som), o som passará no mínimo por 3 etapas básicas:

captação ou geração, amplificação e reprodução.


Captação ou Geração

O som é captado por um microfone e transformado em sinais elétricos de baixíssima intensidade (por volta de 0,001 Watts) ou é gerado por um instrumento eletrônico já em forma de sinais elétricos também de baixa intensidade.

Amplificação

Os “fracos” sinais elétricos (0,001W) entram (input) no amplificador e saem (output) com intensidade muito elevada (10W, 100W, 1000 W ou mais).

Reprodução

Os projetores de som (alto-falantes, caixas acústicas, cornetas e etc...) recebem estes

sinais elétricos de grande intensidade e transformam em energia sonora com intensidades muito maiores que do som original.







O som




O som

O som existe apenas quando determinados tipos de perturbações no meio físico agem sobre o sistema auditivo, desencadeando um complexo processo perceptivo, com diversos estágios que vão do ouvido externo ao córtex cerebral.

O Dicionário Aurélio define som como:

"fenômeno acústico que consiste na propagação de ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em meio material elástico. Sensação auditiva criada por esse fenômeno”

.

Já os livros de Física e Acústica definem som mais ou menos assim:

Forma de energia mecânica que se propaga como onda longitudinal num meio material e que tem a propriedade de sensibilizar nossos ouvidos.

produção sonora

O processo de produção sonora engloba três elementos:

  • Fonte geradora;
  • Meio propagador;
  • Receptor.

Fonte Geradora: pode ser um instrumento musical, um motor ruidoso, um cone de alto-falante, ou qualquer outro dispositivo capaz de transformar algum tipo de energia em ondas sonoras;

Três elementos são geralmente identificados em relação à fonte sonora:

1) A fonte primária de energia;

2) O elemento vibrante;

3) O ressonador.

Meio Propagador: é o suporte que possibilita a propagação das ondas sonoras. Em princípio, qualquer material elástico (ar, água, metais, madeiras, etc.) está apto a permitir a propagação de ondas sonoras; existem também os obstáculos (paredes, vãos, superfícies, corpos, etc.) que interagem com o meio, alterando características das ondas sonoras;

Receptor: é o sistema que recebe e decodifica o estímulo proporcionado pela onda. Pode ser representado pelo sistema auditivo, ou outros meios de captação e registro sonoro como microfones e gravadores.

Propriedades Físicas do Som

Parâmetros perceptuais do som

Intensidade:

percepção da amplitude e da energia.

Propriedade do som de ser fraco ou forte.

A Intensidade representação da amplitude da vibração sonora a potência acústica entregue pelo sinal.

Altura:

percepção da freqüência fundamental.

Propriedade do som de ser grave ou agudo.

Timbre:

percepção da complexidade.

Permite reconhecer a origem do som.

Permite diferenciar as notas de mesma altura e intensidade tocadas em instrumentos diferentes.

É Cada combinação suficientemente diferente de freqüências, amplitudes e fases.

Representação digital do som:

amostras de som - unidades mínimas;

arquivos de áudio - seqüências de amostras de som;

sistemas digitais de som - computador, telefonia digital, CD, etc.

Processo de Digitalização do som

filtragem - limitação da faixa de freqüências;

amostragem - conversão do sinal analógico em seqüência de pulsos;

quantização - conversão dos pulsos em números binários via conversores A/D;

gravação dos arquivos de áudio.


Ondas Sonoras

As ondas sonoras são ondas muito particulares, uma vez que se trata de ondas LONGITUDINAIS. Estas ondas, sendo mecânicas, precisam de um meio para se propagar, e fazem-no através de pequenas oscilações das partículas que o constituem. Seja o meio o ar, um líquido ou um sólido.

As variações de pressão atmosférica geradas por um corpo vibratório não ficam apenas em torno deste, mas se propagam pelo ar;

A velocidade com que as ondas sonoras “viajam” pelo ar, varia principalmente em função da pressão atmosférica e da temperatura do ar.

Ao nível do mar e à uma temperatura de 20Cº, o som se propaga numa velocidade de 344m/s.

Uma onda sonora pode ser representada em um gráfico bidimensional onde o eixo horizontal representa a passagem do tempo e o vertical a variação de pressão.

Esse tipo de gráfico pode fornecer várias informações sobre o som.


Freqüência

Um ciclo é o movimento completo que a onda dá em torno do seu eixo. Assim que ela

começar a se repetir é que começará o 2º ciclo. Então quanto mais ciclos por segundo mais alta é a freqüência. E conseqüentemente mais agudo o som.


Amplitude ou loudness

A amplitude da onda, ou seja, o quão mais alto ela atinge no gráfico, determina o nível de volume do som. Então, quanto mais alto ela chegar mais forte será o som.


Efeito Doppler:

Denomina-se efeito Doppler a alteração da freqüência notada pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre uma fonte de ondas e o observador.

Reflexão

A reflexão de ondas de luz em um espelho é um fenômeno muito comum para nós. No caso das ondas sonoras o eco é um tipo de reflexão que ocorre quando alguém bate palma, por exemplo, e o som bate numa parede e volta.


Refração

Quando a velocidade de uma onda muda, ocorre um fenômeno chamado refração. Esta mudança pode resultar na direção da propagação. A mudança de velocidade pode ocorrer instantaneamente quando as ondas passam de um meio para outro ou pode ocorrer gradualmente dentro do mesmo meio.


Difração

Quando as ondas encontram um obstáculo, elas tendem a contornarem o obstáculo.

Quando isso acontece ocorre um efeito chamado difração. As difrações também acontecem quando as ondas passam através de pequenas aberturas.















segunda-feira, 1 de junho de 2009

Historia da animação

O que é animação?

É o processo de geração de quadros consecutivos que são exibidos numa frequência suficiente para que o olho humano não consiga diferenciá-los e tenha então a sensação de movimento.

 

Segundo o dicionário Michaelis:

Animação
a.ni.ma.ção
sf (animar+ção) 1 Ação de animar. 3 Movimento. A. por computador, Inform:
 criação da ilusão de movimento através da exibição de uma série de imagens levemente diferentes uma da outra, na tela; as imagens são exibidas rapidamente, dando um efeito de movimento suave.

Como surgiu a animação?

 

Um pouco da história da animação

12.000 a .C . - Pinturas rupestres das grutas de Altamira, na Espanha. Essas imagens são consideradas os primórdios do cinema, por já apresentarem um caráter narrativo.


De 6.000 a 1.500 a.C. os egípcios e babilônicos já observavam a decomposição do movimento.

Na mesma época os baixos relevos assírios já apresentavam uma tentativa de se organizar fragmentos distintos consecutivos de um mesmo acontecimento em um mesmo espaço, ou seja, já se buscava uma narrativa linear.

5.000 a.C. - O jogo de sombras do teatro de marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema. É a projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados.

1.122 a .C . - Projeções primitivas de figuras sobre fundo negro são realizadas pelos chineses. 

347 a .C . - A câmara escura, de enorme importância para o desenvolvimento da fotografia, por ser a base do cinema, já é conhecida no Egito.

Século II - O astrônomo, geógrafo e matemático grego Cláudio Ptolomeu observa e estuda a persistência das impressões visuais na retina.

Século XI - El-Hazem chega a estudar o tempo da persistência das impressões visuais na retina.

Século XVII, 1646 - O jesuíta alemão Athanasius Kircher apresenta aquela que parece ter sido a primeira lanterna mágica

1826 - O médico inglês Peter Mark Roget observou a persistência retínica e a decomposição do movimento em estados sucessivos.

1872 - O fotógrafo Eadweard Muybridge desenvolve uma experiência para provar que havia uma posição no galope do cavalo em que nenhuma das quatro patas do animal tocava o chão. Para isso, Muybridge, auxiliado pelo engenheiro John D. Isaacs, utiliza-se de uma série de 24 câmaras escuras para capturar os movimentos do cavalo. Pelo notável resultado prático desta experiência, costuma-se atribuir a Standford e Muybridge as honras da descoberta do processo de analizar o movimento fotograficamente.

1891 - Édison desenvolve o "Cinetógrafo", ou máquina de registro em película, que naquele ano era o melhor aparelho para tal fim.

1894/1895 - Os irmãos Auguste e Louis Lumiére, após analisarem os aparelhos inventados ( que apresentavam sistemas falhos ) criam o "Cinematógrafo", aparelho com o qual se registrava e projetava imagens. E foi com esse aparelho que eles realizaram a memorável sessão de 28 de dezembro de 1895. É certo que inúmeras outras projeções públicas já haviam sido feitas, mas esta entrou para história pelo seu incrível primor técnico.

1908 - O primeiro desenho realizado através de um projetor moderno foi Fantasmagorie, do diretor Émile Courtet.

1996 - O estúdio NBR Filmes, do animador Clóvis Vieira produziu Cassiopéia o primeiro longa-metragem de animação produzido inteiramente em computação gráfica do mundo. 


http://www.youtube.com/watch?v=WsuDjIQkQ6I