Olá!

Bem-vindo ao meu blog.


Aqui será postado o conteúdo de minhas aulas de interface homem-máquina.


Professor Samuka

visite:
Comunidade IHM




segunda-feira, 1 de junho de 2009

Historia da animação

O que é animação?

É o processo de geração de quadros consecutivos que são exibidos numa frequência suficiente para que o olho humano não consiga diferenciá-los e tenha então a sensação de movimento.

 

Segundo o dicionário Michaelis:

Animação
a.ni.ma.ção
sf (animar+ção) 1 Ação de animar. 3 Movimento. A. por computador, Inform:
 criação da ilusão de movimento através da exibição de uma série de imagens levemente diferentes uma da outra, na tela; as imagens são exibidas rapidamente, dando um efeito de movimento suave.

Como surgiu a animação?

 

Um pouco da história da animação

12.000 a .C . - Pinturas rupestres das grutas de Altamira, na Espanha. Essas imagens são consideradas os primórdios do cinema, por já apresentarem um caráter narrativo.


De 6.000 a 1.500 a.C. os egípcios e babilônicos já observavam a decomposição do movimento.

Na mesma época os baixos relevos assírios já apresentavam uma tentativa de se organizar fragmentos distintos consecutivos de um mesmo acontecimento em um mesmo espaço, ou seja, já se buscava uma narrativa linear.

5.000 a.C. - O jogo de sombras do teatro de marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema. É a projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados.

1.122 a .C . - Projeções primitivas de figuras sobre fundo negro são realizadas pelos chineses. 

347 a .C . - A câmara escura, de enorme importância para o desenvolvimento da fotografia, por ser a base do cinema, já é conhecida no Egito.

Século II - O astrônomo, geógrafo e matemático grego Cláudio Ptolomeu observa e estuda a persistência das impressões visuais na retina.

Século XI - El-Hazem chega a estudar o tempo da persistência das impressões visuais na retina.

Século XVII, 1646 - O jesuíta alemão Athanasius Kircher apresenta aquela que parece ter sido a primeira lanterna mágica

1826 - O médico inglês Peter Mark Roget observou a persistência retínica e a decomposição do movimento em estados sucessivos.

1872 - O fotógrafo Eadweard Muybridge desenvolve uma experiência para provar que havia uma posição no galope do cavalo em que nenhuma das quatro patas do animal tocava o chão. Para isso, Muybridge, auxiliado pelo engenheiro John D. Isaacs, utiliza-se de uma série de 24 câmaras escuras para capturar os movimentos do cavalo. Pelo notável resultado prático desta experiência, costuma-se atribuir a Standford e Muybridge as honras da descoberta do processo de analizar o movimento fotograficamente.

1891 - Édison desenvolve o "Cinetógrafo", ou máquina de registro em película, que naquele ano era o melhor aparelho para tal fim.

1894/1895 - Os irmãos Auguste e Louis Lumiére, após analisarem os aparelhos inventados ( que apresentavam sistemas falhos ) criam o "Cinematógrafo", aparelho com o qual se registrava e projetava imagens. E foi com esse aparelho que eles realizaram a memorável sessão de 28 de dezembro de 1895. É certo que inúmeras outras projeções públicas já haviam sido feitas, mas esta entrou para história pelo seu incrível primor técnico.

1908 - O primeiro desenho realizado através de um projetor moderno foi Fantasmagorie, do diretor Émile Courtet.

1996 - O estúdio NBR Filmes, do animador Clóvis Vieira produziu Cassiopéia o primeiro longa-metragem de animação produzido inteiramente em computação gráfica do mundo. 


http://www.youtube.com/watch?v=WsuDjIQkQ6I






Nenhum comentário: