Olá!

Bem-vindo ao meu blog.


Aqui será postado o conteúdo de minhas aulas de interface homem-máquina.


Professor Samuka

visite:
Comunidade IHM




segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Introdução ao mainframe



As razões para o uso de mainframe são muitas, mas geralmente se enquadram em uma ou mais das seguintes categorias:
  •     Capacidade
  •     Escalabilidade
  •     Integridade e segurança
  •     Disponibilidade
  •     Acesso a grandes quantidades de dados
  •     Sistema de gestão
  •     Capacidade autonômica

O mainframe deve muito de sua popularidade e longevidade à sua confiabilidade inerente e estabilidade, resultado de contínuo avanço tecnológico desde a introdução do IBM System/360 ® ™ em 1964.


O que é um mainframe?


Hoje, o termo mainframe pode ser usado para descrever um estilo de funcionamento, aplicações e instalações de sistema operacional. Podemos definir como: "Um mainframe é o que as empresas utilizam para hospedar seus bancos de dados comerciais, servidores de transações e aplicações que requerem um maior grau de segurança e disponibilidade do que é comumente encontrado em máquinas de menor escala."
Um mainframe é o repositório central de dados ou concentrador de dados de uma corporação, ligado aos usuários por meio de aparelhos menos potentes, tais como estações de trabalho ou terminais. A presença de um mainframe, muitas vezes implica uma forma centralizada de computação, em vez de uma forma de computação distribuída.
Ter os dados centralizados em um repositório único em mainframe salva os usuários de ter que gerenciar atualizações para mais de uma cópia dos seus dados de negócio. Isto aumenta a probabilidade de que os dados sejam atuais e tenham integridade, porque não são apenas uma versão dos dados.Os mainframes nasceram em 1946 e foram sendo aperfeiçoados. Em 7 de abril de 1964, a IBM apresentou o System/360, mainframe que, na época, foi o maior projeto de uma empresa. Desde então, outras empresas – como a HP e a Burroughs (atual Unisys) – lançaram seus modelos de mainframe. Existem mainframes em operação no mundo inteiro.
Posteriormente a IBM lançou a série /370, e a Burroughs por sua vez lancou as máquinas de terceira geração: B-3500 e B-6500, sucedidas pela série 700: B-3700 e B-6700.
No fim da década de 1970, ao mesmo tempo que cresciam os sistemas destinados a grandes corporações, começaram a reduzir o tamanho de uma série das máquinas para chegar a clientes menores: a IBM lançou o /3 e a Burroughs a série B-1700 e posteriormente o B-700, máquinas de quarta geração, cujo software básico era escrito em MIL (Micro Implemented Language) e SDL (Software Development Language). Foram as primeiras máquinas Burroughs microprogramáveis, o que lhes dava uma flexibilidade impar. Estas máquinas marcaram o início do uso de circuitos integrados com tecnologia TTL com integração em média escala (MSI).




Por volta de 1990, os processadores de mainframe e da maioria dos  dispositivos de E/S tornaram-se fisicamente menores, enquanto a sua funcionalidade e capacidade continuaram a crescer. Sistemas de mainframe são hoje muito menores do que os anteriores, maior que  o tamanho de uma geladeira grande. Além disso, agora é possível em alguns casos,  executar um sistema operacional de mainframe em um computador pessoal que emula um IBM System z processador. Emuladores tais são úteis para o desenvolvimento e teste de aplicativos de negócios antes de movê-los para um sistema de produção mainframe.Atualmente o termo mainframe se expandiu, não é utilizado somente para descrever as caracterstica fisicas de um sistema, Mas o termo geralmente se aplica a algumas combinaçõs dos seguintes atributos:




  •     Compatibilidade com sistemas operacional de mainframe, aplicativos e dados.   
  • Controle centralizado dos recursos.
  •     Hardware e sistemas operacionais que podem compartilhar o acesso a unidades de disco com outros sistemas, com bloqueio automático e proteção.
  •     Uso simultâneo de dados do disco.
  •     Procedimentos organizados para backup e recuperação, treinamento e recuperação de desastres em um lugar alternativo.
  •     Hardware e sistemas operacionais que trabalham rotineiramente com centenas ou milhares de operações I/O simultâneas.
  •     Tecnologias de cluster que permitem ao cliente a operar várias cópias do sistema operacional como um único sistema. Nesta configuração, conhecido como Sysplex Paralelo, é análogo ao conceito de um UNIX ® cluster, mas permite que os sistemas sejam adicionadas ou removidas, conforme necessário enquanto as aplicações continuam  funcionando.
  •     Dados adicionais e recursos de compartilhamento, em um Parallel Sysplex, por    exemplo,  os usuários  podem acessar o mesmo bancos de dados simultaneamente em vários sistemas.



Avanços em hardware pavimentam o caminho para melhorias em sistemas operacionais e aplicações. Da mesma forma, os requisitos de software influenciam a próxima geração de desenvolvimento de hardware. Assim, a arquitetura de mainframe continua a evoluir.